terça-feira, 7 de setembro de 2010

Ultimo ciclo de Quimio


Amanhã vou começar o 6o. e último ciclo de quimioterapia. São duas sessões, amanhã a mais forte, com cisplatina para a garganta e navelbine para o pulmão e semana que vem só navelbine.

Este último ciclo de quimio foi adiado, pois a imunidade estava muito baixa, mas amanhã tenho que fazer obrigatoriamente, mesmo que esteja baixo.

Essa quimio mais forte dá enjõo durante uns 5 dias. É horrível, tira totalmente o apetite. A sorte é que eu  não tenho vomitos e consigo comer comidas como sopas, purês, etc..   Já na semana seguinte que é só Navelbine, quase não sinto efeitos colaterais.

Comparado com outras pessoas que conheci até que tenho muita sorte.  Muitos fazem quimio direto a semana inteira e tem efeitos colaterais como vômitos, tonturas, etc..

No dia 20/09 vou fazer novas tomografias e dia 27/09 vou passar novamente no Oncologista.  Daí ele vai se reunir com os outros médicos para verificar qual vão ser os procedimentos a serem seguidos para o meu tratamento.  Se será somente a radioterapia, ou se vou ter que operar o pulmão

Na última tomografia que realizei após o 3o. ciclo os nódulos do lado direito do pescoço e do pulmão (metástase após a cirurgia) haviam diminuido bastante. 

Torço muito para que nesta nova tomo apresente os mesmos ou melhores resultados positivos e não seja necessário fazer uma nova cirurgia.

Porém, somente após a tomografia é que vou saber.  Este tempo de espera, gera um pouco de angústia pela incerteza que temos perante um resultado que pode ser diferente daquele que esperamos.

É um fator que temos que administrar, mas que é muito difícil.  Esse medo da recaída é um medo que temos que levar para o resto da vida.

Enfim, seja lá o que for, depositei a minha vida nas mãos de Deus. Seja lá o que for o que eu tiver que passar, vou passar de cabeça erguida, confiando nele e fazendo do meu sofrimento e da minha dor uma fonte de aprendizado.

2 comentários:

  1. Olá meu amigo... Passeando entre blogs encontrei o seu... E gostei muito do seu cantinho pois dão exemplos de luta e esperança na vida... Eu também venho lutando bastante nessa minha vida.. Tenho um tumor no cerebro localizado na hipofise e que está inoperável no momento... Mas desistir de lutar jamais...
    Quero lhe desejar toda a sorte nesse novo ciclo, e que seu sofrimento e de seus familiares possa ser reduzido...
    Se não se importa, tornarei me seguidora de seu blog...
    beijos e boa Sorte!!

    ResponderExcluir
  2. Oláaaaaa...q bom q está no fim dos ciclos de quimo. Eu fazia quimio durante sete dias seguidos, era de derrubar mesmo, mas nunca tive vomitos, só mesmo o enjoo. Usei a cisplatina era a q me dava menos reações. Boa sorte e tudo de bom. bjo

    ResponderExcluir