domingo, 5 de setembro de 2010

Impacto do Câncer na família

O impacto do Câncer na família pode ser devastador!

Minha mãe está com frequentes  palpitações no coração e parece que a casa é emocional.  Minha sogra teve problemas de pressão, também devido a stress emocional. (minha sogra para mim é uma 2a. mãe).

É lógico que estes sintomas não são somente devido ao Stress causado pelo câncer, mas com certeza isto pode ter sido a gota d'água (ou as gotas d'água) que ativaram o gatilho da ansiedade ou depressão.

Principalmente pessoas de mais idade têm mais dificuldade em assimilar o impacto causado pelo Câncer em familiares e somados as demais preocupações com filhos (embora já crescidos), netos e outros problemas de saúde, acabam por diminuir o prazer em viver e trazem a tona conflitos que a pessoa muitas vezes não consegue resolver sozinha.

Minha mulher aguentou os primeiros meses quando eu estava mais debilitado, mas após uns 4 meses quando eu dei uma melhorada ela relaxou e deu uma baqueada, entrando em um início de depressão. Graças a Deus, depois de 1 mês ela deu uma levantada e conseguiu superar.

Minha filha de 6 anos também começou a apresentar sintomas de ansiedade, com falta de ar. Depois melhorou, mas recentemente fui internado por 2 dias e voltaram os sintomas. Agora melhorou de novo, mas vou levar ela no psicólogo.

Tudo isto pode acabar agravando o aspecto emocional do paciente com Câncer, pois pode se sentir culpado por causar este impacto nos seus familiares. Se o paciente também for depressivo ou sofrer de ansiedade, isto poderá ainda agravar os seus sintomas.

É muito importante em qualquer situação, nos apegarmos a Vida, fazermos coisas que nos dão prazer, colocar para fora nossas angústias, dividir o nosso sofrimento. Não ficar segurando todo o impacto sozinho ajuda a administrá-lo.

Eu estou fazendo acompanhamento psicológico, sou muito otimista e também tenho muita confiança em Deus, fatores que associado a vontade de viver, tem me ajudado a reorganizar a minha vida e trazer elementos de confiança que me permitem suportar toda a carga do tratamento de forma mais equilibrada.

Infelizmente, sei que nem todas as pessoas dispõem de recursos para poder ter todo o apoio que estou tendo e nisto temos ainda um grande campo de desenvolvimento por parte do Estado e de iniciativas da Sociedade para ajuda dos pacientes de câncer e seus familiares na superação de seus desafios.


foto: Facebook/Enzina Santacroce

Um comentário:

  1. Olá Filipe
    Eu tive cancro da mama, mas decidi não contar às minhas filhas. Na altura tinham 5 e 6 anos e optámos por não dizer nada, até hoje.
    A minha preocupação também foi com o agravamento da saúde dos meus pais.

    Muita força
    Votos para que tudo corra pelo melhor.

    ResponderExcluir