quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Incerteza e fé

Incerteza é uma palavra-chave em relação ao câncer.

A incerteza sobre a progressão da doença e suas consequências faz com que o curso normal da vida seja interrompido.  Ou seja você passa a viver com uma constante ameaça sobre a sua cabeça.

A fé na cura ou a crença na vida após a morte faz com que o paciente encontre forças para equilibrar o medo perante o desconhecido e da possível ruptura com os laços nesta vida.

Uma guerra de forças combatem diariamente. Por um lado o corpo sente o medo desta ameaça e por outro o espírito tenta encontrar forças internas.

O equilíbrio destas forças trazem o paciente de volta a vida.
Precisamos nos apegar a vida, ter vontade de viver e lutar para continuar vivos.

Por outro lado não podemos esquecer o lado espiritual. Ter fé em algo superior, ter uma visão mais ampla da vida ajuda a mente a organizar toda esta luta e viver de uma forma mais estruturada.

O fato é que o Câncer realmente testa os nossos limites, nossa espiritualidade, nosso equilíbrio entre corpo/mente, nossas relações, nossos valores.

Quando a pessoa consegue equilibrar estes pratos da balança, consegue extrair desse processo doloroso muitos ensinamentos e reflexões de vida.

Embora o tratamento do Câncer pelos médicos seja muito importante, o aspecto emocional, psicológico e espiritual são as fontes que o paciente tem de acessar para ter uma qualidade de vida melhor.

Neste ponto vemos que a depressão, a ansiedade, a angústia e o medo podem paralizar o paciente e/ou seus familiares e intensificar os aspectos negativos da doença.

Principalmente para as pessoas que não tem uma religião ou uma fé, acredito ser mais difícil, pois nesta revisão de valores vida/morte os significadores passam a pender mais para um lado.

Porém, mesmo para pessoas que tem uma religião ou crença o câncer traz uma prova de fé em que a pessoa terá que provar para si mesma que aquela crença realmente é verdadeira para ela.

foto: facebook/Mariana Palova FS

2 comentários:

  1. Querido Felipe!
    Deus sabe o que precisamos para nosso adiantamento moral, e é nele que devemos confiar nesses momentos!!!
    Confie sempre em Deus e na medicina... Seja forte!!
    Esteja sempre perto de seus familiares e daqueles que sao realmente seus amigos (nesses momentos é que descobrimos quem eles são)!
    Estou torcendo por ti!!!
    Um grande abraço!!!
    Muitas energias positivas!!!!

    Rubia

    ResponderExcluir
  2. Olá Felipe, não conhecemos nossa verdadeira dimensão até que, pegos pela
    adversidade,descobrimos que somos capazes de ir muito mais além.
    Acredite...vc vencerá essa fase...vc é forte o suficiente.
    Se cuida e boa recuperação.
    Não esqueça de se hidratar bastante.
    Bjo!

    ResponderExcluir