sábado, 11 de setembro de 2010

Aniversário da minha mulher


Amanhã minha mulher completa 40 anos.  Hoje devido aos enjôos da quimioterapia, ela fez um almoço light para mim, purê, salmão grelhado e legumes cozidos.

Fiz um comentário para ela "Meu aniversário de 40 anos (a 3 anos atrás) foi melhor que o seu, pois não havia doença!!   No meu aniversário de 40 anos estávamos muito felizes, pois era a inauguração de nossa chácara no interior de SP, onde sempre passamos muitos fins de semana.

Este comentário acabou por gerar um choro contido nela...

Aquele choro sem lágrimas, contido talvez para não me afetar, mas que traduziu em instantes todo o sofrimento e tortura que temos passado este ano, desde dezembro/2009, quando descobrimos a doença.

Seu único comentário foi: "Poderia ser pior, o importante é que você está aqui."

Realmente, 13 horas de cirurgia, 2 meses com traqueostomia e sonda, que foi um período de recuperação muito difícil, depois os enjôos com a quimioterapia ( e ainda falta a radioterapia).

Sempre fomos muito felizes, nos damos muito bem e o que um representa na vida do outro é muita coisa; e uma doença como o câncer que ameaça a vida da pessoa amada, traz um transtorno e uma falta de chão principalmente no início do tratamento, os primeiros impactos e continua depois, porém, dentro de um contexto no qual nos acostumamos a viver com a doença.

Mas posso dizer, que felizmente tenho uma grande mulher ao meu lado, que além de ter suportado toda esta carga emocional, se preocupa sempre comigo em primeiro lugar.  Faz tudo o que pode para me ajudar, para eu me sentir melhor, enfim, sinto todo o seu amor por mim.

Na nossa rotina tivemos algumas alterações, coisas como carregar muito peso, como quando vamos no supermercado, hoje é ela é quem tem que carregar, devido a minha cirurgia, diminuição da minha libido devido a quimioterapia, etc..  E ela nunca reclamou de nada, pelo contrário, está sempre me apoiando.

Não só ela, mas toda a sua família também tem me ajudado muito, principalmente a minha sogra, que faz as minhas comidas diariamente.

Tenho recebido muita ajuda dos familiares, amigos e muitas pessoas que oram diariamente por mim, desejando a minha cura. Sou muito grato por todos que pensam em mim e torcem pela minha melhora.
Pessoas de todas as classes sociais e religiões, que se preocupam comigo e tem me ajudado.

Tenho me aproximado mais dos meus filhos - tenho um filho de 16 anos de um primeiro relacionamento, ele vive com a mãe no RJ e uma filha de 6 anos do meu atual casamento. Os dois tem estado mais próximos de mim e o nosso relacionamento também melhorou.

Enfim, estar vivo, significar alguma coisa na vida das pessoas é um dom maravilhoso, onde podemos sentir que somos importantes para o outro e que nossa vida vale a pena ser vivida, seja de que forma for.  Temos de lutar para sempre poder estar presentes e fazer os outros felizes, até quando Deus nos permitir.

Agradeço muito a Deus e a todos por toda a ajuda que venho recebendo, inclusive da minha empresa, mesmo ainda estando de licença do trabalho; principalmente na figura de meu chefe direto, o Jorge Alves, que teve sempre muita sensibilidade e humanidade em lidar com a situação, a toda a Diretoria e também a todos os meus colegas de trabalho que tem me ajudado e torcido por mim.

Agradeço também o excelente tratamento que estou tendo no Hospital A.C.Camargo com médicos tão experientes e dedicados. É muito bom sentir confiar no tratamento que recebemos, isto alivia muito, pois sabemos que o que pode ser feito está sendo feito.

Enfim sou muito felizardo por poder estar tendo um tratamento digno, ajuda da minha empresa, uma família e amigos que me apóiam, Deus por estar me dando forças para continuar e por mim mesmo que estou me auto-ajudando.

Infelizmente sei que nem todos podem ter toda a ajuda que eu tenho. Temos que lutar para que todos possam ter um tratamento digno e poder usufruir de todos os seus direitos. Mas o paciente também tem que fazer a sua parte, não se entregando e lutando enquanto houver vida.

Apesar deste aniversário  talvez não ser melhor que o meu, com certeza neste ano, aprendemos muitas lições e a dar muito mais valor a Vida.

foto: facebook/Ignacio Zuloaga

Um comentário:

  1. Fico muito feliz por vocês dois estarem bem.
    Geni, parabéns, muitas felicidades!!!!!Continue forte.
    Estou me lembrando dos meus 40 anos afinal não faz muito tempo,rsrsrsrs...
    Com muito carinho, Beth

    ResponderExcluir