quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Você tem direito!!


Se você fez mastectomia ou cirurgia que reduziu sua mobilidade, você tem direito a comprar um veículo com isenção de IPI, ICMS e IPVA.  O desconto é de 15% de IPI e 12% de ICMS.

Você tem que ir numa auto-escola, que irá te orientar sobre os procedimentos.  O primeiro passo é transformar sua habilitação em Especial.  É um processo parecido como se você fosse tirar a 1a. carta ou renovar.  Tem que ir no Ciretran, depois fazer um exame médico numa clínica especializada "banca especial".

Além do exame médico tem que fazer a prova prática de direção em carro adaptado. Você tem que fazer 2 aulas na auto-escola.

Em todo este processo você vai gastar de R$ 200,00 a 300,00 na Auto-Escola e mais R$ 117,00 do exame médico.

Tendo a CNH Especial em mãos você já pode ir numa concessionária para ver o seu veículo.  Pesquise antes o preço dos carros. Existem concessionárias que tem um departamento para vendas especiais que fazem gratuitamente o pedido de isenção dos impostos.  Este processo demora uns 2 meses. Você tem direito de trocar o carro depois de 2 anos para ter os mesmos benefícios novamente.

Depois de ter a CNH alterada para Especial, você não pode mais dirigir um carro normal e moto.  Geralmente eles são automáticos e com direção hidráulica.  Você também pode pedir isenção do rodízio.

Devido a minha cirurgia, perdi um pouco da mobilidade do braço e estou fazendo este processo. Já fiz o exame médico e falta fazer a prova prática.  Não é tão difícil como eu pensava, apesar de dar um pouco de trabalho, Vale a Pena!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário