sábado, 24 de julho de 2010

Assim caminha a humanidade


Recentes relatórios de organizações internacionais apontam que a Terra está chegando a um ponto de exaustão. O desvario humano, carente de direção superior, recalcitrante nos seus erros, fortemente preso ao egoísmo avassalador, vem destruindo o planeta e a si mesmo numa velocidade espantosa.

O que a natureza demorou milênios para construir, o homem vem destruindo em poucos anos. Diversas espécies vêm sofrendo ameaça de extinção devido a atuação inconsequente do homem.  A exuberância da Natureza em sua fauna e flora vêm sendo praticamente devastada como num cruel assassinato. Poluições e agressões sem fim à Natureza são impetrados diariamente, mesmo sob o protesto de organizações internacionais.

Por outro lado, enquanto uma pequena parte da humanidade vive na opulência, contando com todos os recursos tecnológicos e facilidades da vida moderna ao seu dispor, a grande maioria, principalmente em países pobres, vive em condição de miséria, faltando mesmo o básico para uma vida digna e saudável.

Estima-se que se todos os habitantes da terra passassem a viver como os mais ricos, seria necessário a existência de cinco planetas terras para suprir suas necessidades.  Ou seja, parece não ser possível a humanidade expandir a todos o atual nível de consumismo praticado nas sociedades mais consumistas. 

Pesquisas apontam que apesar de todo o desenvolvimento tecnológico observado nas últimas décadas, o ser humano não se tornou mais feliz em razão disto.

Pelo contrário, o que se observa é um crescente vazio interior, cada vez mais presente nas pessoas e nas novas gerações.  Não tendo mais ideais para lutar e acostumado a um mundo virtual e de facilidades, não se encontra mais as dificuldades anteriores que promoviam o crescimento do espírito das antigas gerações.

Cada vez mais assistimos estáticos as nossas crianças e adolescentes caindo no mundo do vício ou crime em busca de emoções mais fortes, tentando preencher este vazio existencial de um mundo percebido como sem sentido.

A humanidade se esquecendo de Deus e olvidando as religiões como coisas do passado, assina a própria sentença de morte, entrando em um caminho sem volta.

Aquilo que antigamente era considerado virtude, transforma-se em fraqueza. O que era fonte de humilhação, hoje é motivo de orgulho, tendo sido os valores completamente invertidos.

Mesmo as pessoas espiritualizadas chegam atualmente a duvidar da Justiça e Poder Divinos, face a tantos crimes e crueldades que somos obrigados a conviver diariamente.

Porém, devemos lembrar que apesar de vivermos uma vida física limitada neste plano material, sujeita ao fator do tempo e decadência do nosso corpo físico, temos o nosso espírito que é Imortal.

Para ele, todos estes fatores temporais e dificuldades momentâneas a que estamos submetidos representam tão somente oportunidades de aperfeiçoamento e aprendizagem para o nosso espírito eterno, não passando de fase transitória que vivemos.

Imprescindível, não deixar se abater pelas influências negativas que nos atingem para que conservamos a nossa fé na Divina Providência, que com certeza nos assiste em todos os momentos de nossas vidas.

Devemos lembrar que apesar de não podermos mudar o mundo, podemos acender a  qualquer momento a nossa própria Luz  Interior, independente das situações exteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário