quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Câncer e Solidão


Escrevo este post pedindo a compreensão pelo que vou escrever, pois amigos e familiares podem não entender bem.

Nos momentos da vida em que você passa pela situações mais difícieis, tais como doenças, etc, em que você se sente mais carente e precisando de um apoio emocional é que você pode avaliar realmente a contribuição de cada um dos seus amigos, parentes e familiares.

Posso te dizer que nestes 9 meses em que estou afastado do trabalho e em tratamento do câncer, realmente me surpreendi com muitas coisas, além das inúmeras lições de vida que venho recebendo.

Uma delas, é a fragilidade e a pobreza da maioria dos relacionamentos.  Apesar de existir muito amor, e as pessoas realmente estarem torcendo e orando por você, somente uma minoria é que consegue te dar o suporte emocional que você necessita.

E isto não é por culpa das pessoas, nem nossa.  É que os relacionamentos são como floreszinhas, as quais temos que regar diariamente ao longo de toda a vida.   E na nossa correria da vida agitada que levamos, acabamos por priorizar, o trabalho, as conquistas, os nossos problemas e aspirações e acabamos por deixar em segundo plano o desenvolvimento de nossos relacionamentos e deixamos de alimentá-los adequadamente por muitos anos.

O que acontece, é que quando você precisa deles é que você verifica que você não tem, justamente porque você também não plantou e não cultivou aquilo.

Não falo aqui de relacionamentos superficiais, mas aqueles relacionamentos verdadeiramente íntimos, onde existe não somente uma preocupação, mas uma exteriorização constante deste amor.

Talvez nós Brasileiros precisamos aprender um pouco mais com outras culturas, em que a amizade é mais difícil, mas também é mais verdadeira.

Por outro lado, descobri na minha mulher, qualidades muito maiores do que eu já conhecia, e hoje estamos muito mais unidos.  Acho que isso vale mais que tudo, pois somos dois numa só carne e esta experiência só tem servido para nos amarmos cada vez mais.   Sinto muita pena, naqueles que além de tudo, não tem um parceiro(a) que as ajude a suportar toda esta carga, que só quem passa sabe o que é.  Também a família dela tem me ajudado muito, o pai dela me levando no médico todos os dias, a mãe fazendo as minhas comidas, etc.. Sou muito grato a eles.

Quanto ao meu desabafo, peço que não me levem como uma crítica, mas somente uma visão de quem passa por um tratamento de câncer e se sente carente e que de forma geral não recebeu de muitas pessoas que esperava o devido suporte emocional, tais como uma simples ligação telefônica, uma vez por semana, ou por mês, uma visita, pelo menos 1 vez por mês ou a cada 2 meses.

Porém, tudo isto não são mágoas, mas simplesmente lições de vida, em que aprendi principalmente que relacionamentos se constroem e se mantém conforme a nossa vontade e não somente por laços de sangue ou por amizades que não são alimentadas.

Vou fazer desta experiência um marco na minha vida e passar a valorizar mais algumas pessoas que tenho mais afinidade, desenvolvendo relacionamentos mais profundos, aqueles em que você pode estar sempre melhorando e aperfeiçoando e fazendo com que estas pessoas sejam realmente aquelas que vão estar do seu lado quando você precisar, de forma expressiva e presente.

4 comentários:

  1. Oi, Felipe !

    Espero que esteja melhor!
    Entendo tudo que escreveu, acho que todos passamos por isso.
    Tenho a seguinte visão sobre isso...
    Não culpo as pessoas que não estiveram do meu lado , como eu queria, como precisei, e nos momentos que eu queria... Todos nós estamos para aprender nesta vida, nos aprimorar.
    Acho que com a doença , sofremos, e nos fortalecemos também. Em nosso caso, não temos muita escolha, ou nos entregamos à doença ou lutamos contra ela. (escolhemos a segunda opção)
    Com relação aos amigos, nem todos estão preparados emocionalmente para nos dar suporte.
    Não é tão simples assim. É necessário ter mais força do que nós para tentar nos confortar, sem sentir pena, dor... É complicado, é preciso ter desprendimento, é preciso ter amor....
    E amor não se compra na farmácia... temos que estar disponíveis para amar, às vezes ser rejeitados, compreender, dividir... e nem todos estão, as pessoas tem prioridades, e nem sempre somos prioridade, não é mesmo.
    Então não tenho do que reclamar, pois tive apoio de muitas pessoas (algumas me surpreenderam), quanto as que eu esperava mais dedicação.... simplesmente oro, para que se fortaleçam e que jamais passem pelo que passei.
    E se precisarem terão uma amiga para sempre.
    Mas o mais importante Felipe é que seu grande amor está ao seu lado, em todos os minutos. (não tive a mesma sorte...)

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Olá Felipe!! Realmente as pessoas que passam por essa situação tendem a ficar mais frágeis, e é o momento que mais querem ter pessoas por perto, pra conversar ou apenas perguntar se está td bem... Infelizmente por causa dessa correria materialista do dia-a-dia, as pessoas focam muito no trabalho, nas roupas que vão comprar, nas horas que vão passar no cabeleireiro e esquecem de dedicar 5 minutinhos do seu dia pra saber como estão as coisas... Me perdoe por não te escrever a algum tempo, é q como a minha avó passou por uns dias difíceis, não estava nem tendo cabeça de entrar na net, mas mesmo assim não esqueço dos amigos que conhecemos virtualmente... Qdo precisar de um apoio, estarei sempre aqui... Um grande beijo... Regiane

    ResponderExcluir
  3. Oi meu amigo espero que esteja melhor, que possa estar conseguindo se alimentar... e com menos dores...
    Seu post é bem pertinente, há tempo venho pensando o quanto o adoecimento modifica nossa dinâmica social, e nos torna mais reflexivos também, assim como vc disse muitas vezes carentes...
    Também estou há 11 meses afastada de meu trabalho, lá tinha amigos onde estavamos sempre juntos,comemoravamos festas juntos e com o meu adoecimento passei a não ser mais convidada para as festividades e simplesmente á não fazer parte mais daquele mundo... Perdi muitos amigos, mas ganhei muitos também... Eu acredito que esse distanciamento muitas vezes é pelo fato de muitos deles não saberem como lidar com a nossa nova condição, não saber como nos ver sem os cabelos de corpo físico fragilizado... Por isso eu tbem não os culpo, cada um dá aquilo que pode!! Não é verdade? Assim como nós também...
    Parabéns meu amigo por ter uma bela família, isso sim faz toda a diferença, aqueles que convivem conosco e com a nossa doença 24hr e que continuam a nos amar incondicionalmente!!
    Beijos dessa amiga que te adora muito!!

    ResponderExcluir
  4. CONFISSÃO
    Você vai superar tudo o que está passando agora e por um simples motivo: Você merece.
    São nestes momentos difíceis que surgem os verdadeiros líderes, aqueles que superam a si mesmos e determinam modos de vida.
    Você é uma pessoa abençoada! Você teria todos os motivos para fazer como muitos que num momento desses espera a tristeza consumir aos poucos a própria alma, ou ainda que feliz, se entrega aos mesmos erros dos que desaprenderam a amar. Você é diferente e mais uma vez me surpreendeu.
    Confesso, que apesar de ter lhe perdoado de coração e não nutrir nenhuma magoa com você ou com qualquer outra pessoa desta família maravilhosa que te ama (sua esposa e todos que estão ao seu lado), não tinha mais prazer algum ou interesse de estar contigo. Tinha já tomado a decisão de te esquecer, mesmo tendo ficado muito abalado quando soube que você não estava bem (Fiquei muito mal a ponto de entrar de novo em uma total desesperança com relação à vida e seu sentido. Fiquei mal também fisicamente).
    Mesmo diante desta situação, comentando sua situação com minha terapeuta e perguntado sobre se iria visitá-lo, respondi que não, pois não tinha vontade de te ver. Então ela perguntou se eu estava consciente do que estava fazendo e se não iria me lamentar depois. Eu disse que estava consciente e que mesmo que você morresse sem que eu fosse visitá-lo, não ficaria com culpa.
    Hoje você me fez perceber que estava errado. Pensava que não valia mais a pena acreditar em finais felizes, em querer reconstruir o acabado, aquilo que não temos mais esperanças. E falo isso em um sentido geral e amplo, pois como estudioso da filosofia me coloco envolto em grandes questões existenciais. Deus, por exemplo.
    Mas hoje, com a sua atitude, valente, revolucionária e totalmente da paz, você me ajuda a me olhar, sorrir novamente e a não somente sonhar, mas desejar de todo o coração o milagre e a cura de todos os males que pudermos enfrentar.
    Hoje eu acredito Felipe. Você fez isso por mim, acredito que teremos todo o tempo do mundo para sermos uma família maravilhosa, para que eu possa ser um irmão maravilhoso que você merece. Creio que a bênção dos altos céus vai jorrar diretamente sobre a sua cabeça e que toda esta dor e sofrimento gerado pelo processo de cura, será simplesmente uma página virada pela qual olharemos com o olhar sábio e feliz do futuro, um processo necessário para nossa transformação.
    E ainda que a vontade de Deus fosse de te querer com novas tarefas neste lugar especial onde se encontra a tua alma, me animo para todos os dias rogar ao nosso Pai Santíssimo que me conceda a graça de ser para ti tudo o que você merece, saber expressar todo o amor real e verdadeiro que tenho por você e que Ele nos conceda muito tempo para isso.
    Obrigado, Felipe!

    ResponderExcluir