domingo, 5 de dezembro de 2010

Recuperação Pós radioterapia Cabeça/Pescoço

Tive alta do hospital na sexta e estou me recuperando em casa.  A recuperação é lenta, mas está evoluindo bem.  Ainda sinto dor ao engolir saliva, mas é suportável.

A boca tem somente uma grande ferida na ponta devido a mucosite, que é como uma praga, não sara tão rápido.  É que a quimio + radio tem um efeito destruidor e o organismo demora para poder se recuperar, principalmente na região da cabeça e pescoço.

Geralmente a radioterapia em outras áreas do corpo não apresentam efeitos colaterais tão devastadores quanto na cabeça/pescoço.  Eu mesmo conversava com várias pessoas que faziam rádio na prostata, e outras regiões e eles comentavam que não sentiam quase nenhum efeito colateral, além de algum cansaço e alguma queimação, urgência ao urinar ou evacuar.

Porém na cabeça a coisa é punk.  Minha mucosite atingiu o grau 4, que é o pior.  Graças a Deus, está melhorando aos poucos, mas tenho que me alimentar por sonda nasal, tomar vários remédios e ter uma rotina de higiene bucal super-rigorosa.

A ferida na boca doi muito e passo lidocaína direto para poder aguentar. Eu passo e anestesia na hora, dura uns 15 minutos, daí depois tem que passar de novo.  As vezes tem períodos do dia que doi menos e outros doi mais. Tudo tem a ver com a falta de saliva e também a qualidade da saliva que ficam reduzidas, daí abre as portas para as infecções da boca. Essa falta de saliva é porque a radioterapia mata as células que fabricam a saliva, que são as glândulas salivares. Algumas voltam a funcionar e outras não.  Durante este período recente pós-radio a saliva fica mais espessa e aos poucos vai voltando.

Tem que controlar o PH da boca, passando Hidróxido de Alumínio e de Magnésio várias vezes ao dia, e também Nistatina para combater os fungos.  Para a mucosite não tem remédio, apenas dissolver vitamina E na boca 2 x ao dia e fazer laserterapia na estomatologia (dentista).  Porém, como já mencionei em outro Post, o Própolis tem me ajudado muito e estou passando várias vezes ao dia.    O efeito do própolis é bem interessante, pois a radio mata as células da boca e ela fica meio esbranquiçada, amarelada, meio sem vida.  Depois que você passa o Própolis, você começa a ver as micro-veinhas da boca começarem a voltar e a lingua também que fica meio esbranquiçada começa a ficar mais vermelha, voltando a circulação. Porém tem que ser um própolis sem álcool para não agredir; eu uso o Propomax da Apis Flora, é excelente!

Descobri que Deus fala com a gente através da nossa própria inteligência!  Tive várias idéias para melhorar o tratamento.  Sentia muita dor, pois a ferida na ponta da língua raspava no dente e via estrelas. A dentista me deu uma massinha para por entre o dente e a lingua para evitar o atrito, mas não funcionou muito bem devido a fixação. Daí tive a idéia de por um pedacinho de algodão e deu certo. Evita o atrito e não aumenta mais a ferida e diminui a dor, principalmente ao falar.

Outra idéia muito boa, é que percebi que quando ficamos numa posição igual aquela que os muçulmanos ficam quando se rendem a Alá, aumenta a salivação.  Descobri por acaso, mas o fato é que funciona.  Isto também tem me ajudado muito na melhora, pois quanto mais volume de saliva, mas lubrifica a laringe e a dor ao engolir vai melhorando. Também ajuda para dormir, pois a noite a quantidade de saliva é menor. Antes de dormir ou de madrugada, faço várias vezes este exercício para poder voltar a dormir.

Outra idéia que tive são os alongamentos. Percebi que quanto mais alongamentos corporais fazemos, mais a circulação do corpo começa a voltar e ajuda no estado geral da recuperação.  Hoje fiz bastante alongamento e senti uma grande melhora na disposição.

É isso aí, Deus dá a Cruz, mas também dá os meios da gente carregá-la.

Por enquanto a radioterapia está suspensa, apesar de faltarem somente 9 sessões para terminar as 33.  Tenho que me restabelecer completamente para poder suportar novamente estas 9 sessões.  Minha vontade na verdade era parar por aqui, mas sabe como é, estas coisas quem decide são os médicos e não sei se poderia parar com 24 sessões, o que isto significaria para o meu tratamento, etc..

Hoje conversei com uma amiga que já faz 15 dias que terminou a radio também na cabeça e pescoço e ela falou que ainda não se recuperou totalmente, ainda com dificuldade para engolir e a pele ainda queimada.
Minha pele está bem queimada, queimadura de 2o. grau.  Mas aos poucos vem melhorando.

Acho que vai  no mínimo 1 mês para a recuperação . Vamos ver...

6 comentários:

  1. Olá Felipe, que bom saber que está melhor e com as forças renovadas.
    Que Deus continue te abençoando a cada dia e que muito em breve esteja completamente recuperado.
    grande abraço!
    Lidionete

    ResponderExcluir
  2. Estou sempre aqui acompanhando sua dor e recuperação. Coragem, Felipe!!!!
    Beijo,
    Beth

    ResponderExcluir
  3. Apesar de tudo, enfim uma notícia boa! Você está se sentindo melhor, mais forte para enfrentar tanta dor, descobrindo seus próprios recursos e, sobretudo, não perdendo a fé! Não importa quanto tempo vai demorar a recuperação total, mas o fato é que você vai se recuperar! Continuo na torcida!!! Beijos, Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo que bom que está se recuperando...
    Saiba que o própolis é um grande antibiótico natural, eu também uso muito e me ajuda pra caramba também!!
    Fiquei feliz ao ler suas palavrinhas hoje11
    Continuo sempre em preces para ti...
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Felipe, estava pesquisando na internet porque minha mãe operou recentemente de um câncer na boca. Ela tem 79 anos. Depois de ler o seu relato, fiquei imaginando se ela irá dar conta de passar por tudo isso com essa idade. Estou torendo pra você ficar bom logo, porque ninguém merece esse sofrimento. Um abraço. Auristela

    ResponderExcluir
  6. Oi Anônimo, acho que a questão idade não influencia tanto quanto a vontade que a pessoa tem de viver. O câncer é muito influenciado pelo nosso estado de ânimo.

    Se achamos que já somos velhos, que não vale a pena viver, nosso cérebro vai seguir estes comandos, mas se acreditamos na vida, na nossa capacidade de reação e mantivermos a fé em Deus, temos todas as possibilidades de vencer, mesmo que tudo indique o contrário.

    A opção por viver começa pela gente, Deus não quer que ninguém morra antes do tempo planejado por Ele.

    ResponderExcluir