quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Recuperação pós radio garganta..Dores!!


Fiz a última rádio na segunda dia 27/12. Ontem ainda fiquei mal, com muita dor na garganta.  Efeito da rádio, que não deixa cicatrizar a ferida interna.  O processo de cicatrização é lento, leva alguns dias, mas cada dia vai melhorando um pouquinho.

Acho que mais uns 2 ou 3 dias, já vou estar com menos dor e passar a virada do ano mais tranqüilo.   Por enquanto a dor é como se colocasse uma ponta de uma faca numa ferida na garganta em carne viva,  a cada 3 minutos, que é o tempo de cada vez que engulo saliva.

Não tem remédio que dê jeito na dor, pois o remédio que tira a dor é o Decadron, mais como ele é um glicocorticóide e eu já tomei por mais de 15 dias, agora tenho que ir desmamando e tomar uma dose muito pequena nos próximos dias, até abandoná-lo.  Estou tomando também Nimisulida para a dor, mas é mais fraco..

O pior de tudo é a noite....quando ela se aproxima, sei que vai começar mais uma noite de terror.. Pois a boca fica completamente seca, a lingua cola no céu da boca.  Sem irrigação, a garganta fica mais irritada e dói ainda mais.

O que eu faço é acordar a cada 2 horas e me curvo na cama, de modo que esta posição de cabeça mais baixa que o corpo faz voltar um pouco de saliva e daí depois de alguns minutos nesta posição e a saliva irrigando a boca e garganta um pouco volto a dormir mais umas 2 horas.

A qualidade da saliva ainda é muito ruim, muito grossa. Não voltou ao normal. Acredito também que em 15 dias, o processo de salivação tende a melhorar, o que ajudará muito na recuperação.

De manhã, solto muita secreção pelo nariz e catarro, que são as células mortas pelo efeito da rádio.  Já foram várias caixas de papel para limpar.. Mas é bom, a secreção tem que sair.. Tenho um pouco de tosse também, o que é um saco, pois irrita mais ainda a garganta.  Tomo um banho logo cedo, as 6:00 horas que ajuda a secreção sair.  Alías, tomo vários banhos ao dia para tirar o calor da rádio.

Também como estou com sonda, a cada 3 horas tenho que colocar a dieta. Pego o frasco, ponho no recipiente, penduro na parede e tomo.. Demora uns 30 minutos para descer tudo. Também alternadamente tomo sucos naturais pela sonda também para hidratar.

Aos poucos, conforme as dores na garganta forem desaparecendo por completo, o que eu imagino que entre 1 e 2 semanas deve haver uma grande melhora, vamos começar a pensar em tirar a sonda e começar a se alimentar pela boca.  Não vejo a hora disto acontecer!!

Enfim, estou sofrendo muito ainda, mas pacientemente, com muita fé e resignação que tudo isto em breve vai passar e ficar apenas na lembrança como um sonho ruim..

2 comentários:

  1. Sobre dor não se tem o que dizer: é você quem está sentindo e, por mais que compreendamos seu sofrimento, só você conhece o tamanho dele. É uma doença terrível esta, cujo tratamento também é muito doloroso. Ainda bem que acabou e que agora o seu corpo, jovem e saudável, vai se recuperar do estrago rapidamente. A cada dia você vai ficar um pouquinho melhor, até acabar tudo. Que bom que o novo ano chega com outra perspectiva. Força e coragem, guerreiro! Abração. Angela

    ResponderExcluir
  2. Muita força Filipe! Pensa que a ultima radio ja se foi e que a partir daqui vai ser sempre a melhorar!
    Abraço grande!

    ResponderExcluir