quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

26o sessão de radioterapia na garganta

Voltei a fazer a radioterapia ontem, após 15 dias de suspensão da radio devido a colocação da sonda e complicações para engolir.

Com o antiflamatório melhorei da inflamação na garganta e esta semana já fiz mais duas sessões, ontem e hoje.

Vou fazer mais 3 sessões esta semana, semana que vem mais 4, pois dia 24 a radio não tem expediente e vai ficar faltando a última que será após o Natal, dia 27/12, totalizando as 33 sessões.

Não vejo a hora de terminar tudo isto, voltar a me recuperar, tirar a sonda, volta a comer normalmente, voltar a trabalhar, etc... 2011 tem que ser um ano melhor para mim e para todos.

Por enquanto nestas 2 sessões de retorno da radio, já começo a sentir algum sintoma da mucosite e falta de saliva, porém os efeitos ainda estão sendo bem amenos, ainda sem dores ou grandes incomodos , apenas vamos sentindo que a boca começa a sentir aos poucos os reflexos da radio.

Estou fazendo a higiene bucal a cada 3 horas, passando o própolis sem álcool (Propomax), logo em seguida faço bocejos com Leite de Magnésia da Philips, porém sem engolir (além de ser mais barato que o Maalox, me adaptei melhor com o Leite de Magnésia e faz o mesmo efeito, apesar que não dá para ficar engolindo pois é laxante, mas no meu caso, como quero o efeito mais na boca, dá no mesmo). Em seguida escovo os dentes com a pasta da Philips, que também é bem básica.

5 comentários:

  1. Que DEUS te dê toda força necessária para esse final de tratamento... Meu irmão como já te disse anteriormente vai começar a passar por tudo isso em Janeiro e suas dicas são fundamentais. Sou sua fã número 1 ... Conte comigo para o desabafo... Sou psicóloga mas tenho aprendido muito com voce... Seu relato são orações para minha vida...abracos

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucianne, espero que o seu irmão tenha um bom tratamento. Apesar de o tratamento do câncer ser agressivo, é proporcional a doença.

    Acredito muito que o sucesso do tratamento é um trinômio, se submeter ao tratamento médico em um bom hospital, ter um bom equilíbrio psicológico e desenvolver a espiritualidade.

    Porém, cada caso é um caso, mesmo todos sendo denominados com câncer, ele age diferentemente em cada um. É preciso ter muita fé e coragem e a vida realmente passa por um turbilhão de sentimentos e renovações, visto o contato com a possibilidade da morte.

    Estou a disposição por telefone ou email para ajudar vocês com outras dicas se precisarem, ou para dar um apoio,

    Boa sorte

    ResponderExcluir
  3. Olá Felipe, continue firme e também ajudando as pessoas ao compartilhar suas experiências!
    Deus é contiho!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi M.Rosario, tb acho que existem poucos homens escrevendo e abrindo as suas experiências. Para mim, que sempre fui uma pessoa mais introvertida e fechada, também está sendo uma descoberta poder me expor publicamente e transmitir uma mensagem a pessoas que nem conheço, mas que sinto que posso ajudar com a minha história.

    Escrever para mim, também tem sido um processo de descoberta e me sinto muito feliz com os progressos realizados.

    Sinto muito apreço e admiração por tantas mulheres que tem coragem de escrever e que criam um ambiente de fratenidade, apoiando se mutuamente e fazendo a nossa cruz ficar mais leve.

    Por outro lado, embora os conteúdos daquilo que escrevemos seja universal, a dor, o sofrimento, as conquistas, a forma de expressão feminina e masculina tem aspectos diferenciados e acho sempre gostoso, que quanto mais homens puderem se dispor a compartilhar experiências, mais riqueza poderemos compartilhar e aprender uns com os outros

    ResponderExcluir
  5. Meu marido ouviu da médica hoje que a mãe dele está com câncer de garganta. Ele chegou arrasado em casa... Não soube o que falar, a não ser que temos de ter fé, tratar, ter força e transmitir força... sei lá... Quando uma pessoa recebe um diagnóstico de câncer, o desânimo é muito grande... Minha mãe tinha 50 anos e morreu em decorrência de pedra da visícula. os médicos diziam que a operação era muito fácil etc, até que apareceu uma pancreatite etc. Tenho muita fé na cura e tenho muita fé na força do ser humano de se superar, ir além dos seus limites... Que Deus renove sempre as suas forças e lhe dê apenas o fardo que possa suportar.

    ResponderExcluir